terça-feira, 5 de março de 2013

O HOMEM QUE CALCULAVA - MALBA TAHAN

Queridos alunos, as atividades a serem desenvolvidas no 1º bimestre sobre o livro "O HOMEM QUE CALCULAVA" de MALBA TAHAN, são as seguintes: 

ATIVIDADES DE LEITURA: A leitura do livro “O homem que calculava" de Malba Tahan deve ser concluída até 28 de fevereiro. Na próxima aula serão montados os grupos. Valor das 10 atividades: 2,0 pontos. Obrigatoriamente, todas as tarefas deverão ser cumpridas. Se por acaso alguma atividade não atingir os objetivos propostos, os professores mandarão refazer com base nos objetivos propostos.

1ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 02/03/13)
Criar um blog para postar todas as atividades relacionadas às atividades de leitura do romance em questão. Crie um nome criativo e original para esse espaço, apresente os participantes do grupo com todos os seus dados, objetivos do blog e publique o endereço virtual para que todos possam visitá-los e deixar comentários. Em seguida crie uma capa digital que acompanhará dados informativos de qualquer capa de livro. 
Exemplo: http://livro-ohqc.blogspot.com.br/

2ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 09/03/13)
Criar um glossário, com no mínimo 30 palavras em ordem alfabética, no qual se registre palavras e expressões relacionadas à área de Matemática.

3ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 16/03/13)
A atividade consiste em registrar em vídeo caseiro, de no mínimo de 10 minutos, as primeiras impressões sobre a obra lida de Malba Tahan. O vídeo deve começar com a apresentação do grupo: cada participante deve dizer quem é, sua opinião sobre a disciplina de Matemática (se aprecia ou não, se já leu ou não algum livro paradidático relacionado com Matemática, se tem dificuldades ou facilidades em Matemática e sugestões de como deveria ser o ensino de Matemática). Este vídeo deverá fazer parte do blog criado pelo grupo. 

4ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 23/03/13)
Criação, pela equipe, de uma paródia do livro, usando uma música popular brasileira. Não se esqueçam de postar juntamente, a música original. O grupo deve cantar a música, fazer a filmagem e postar no blog. 

5ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 30/03/13)
Vídeo do capítulo Exemplo: http://livro-ohqc.blogspot.com.br/2012/10/capitulo-iv-em-video.html Cada grupo deverá dramatizar um capítulo do livro, o qual será sorteado pelo professor na sala de aula. Na montagem da dramatização os atores devem se caracterizar com o vestuário próprio do local onde se passa a história. O cenário também é importante.

6ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 06/04/13) 
Entrevista com 3 leitores que já tenham lido o livro, mas, antes, prepare as perguntas e o material a ser usado no tal evento, no caso, filmadora, celular ou máquina fotográfica. Acredito que deva ser mais ou menos de 5 a 6 perguntas (envie, antes, para o professor certificar se são convenientes com a obra). Exemplo: 
http://www.youtube.com/watch?v=I3if56m1N4o&feature=plcp

7ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 13/03/13).
No capítulo 7, Beremiz se interessou por um elegante e harmonioso turbante azul claro que um sírio, meio corcunda, oferecia por 4 dinares. Havia um letreiro, em letras vistosas, que dizia: “Os quatro, quatros!”
Utilizando quatro quatros, Beremiz forma números até 10. 
0 = 44 – 44
1 = 44 : 44
2 = (4 : 4) + (4 : 4)
3 = (4 + 4 + 4) : 4
E assim por diante
Cada grupo deverá formar mais 5 números: do 11 ao 15, 16 ao 20, 21 ao 25 etc)

8ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 13/03/13).
Escolha dois problemas no livro "O Homem que Calculava”, elabore o enunciado da situação-problema e faça a resolução dos mesmos passo-a-passo. Quando postarem no blog a situação, crie um mecanismo para que, a resposta só possa ser visualizada se a pessoa responder a alguns desafios matemáticos simples. Pesquise na internet (google): 
a) 3 outros tipos de problemas de lógica matemática. Os problemas devem ser nesse mesmo estilo e com respostas. Para se ter acesso às respostas a orientação deve ser a mesma da tarefa anterior; 
b) 3 problemas sobre paradoxo 
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".
Exemplos:
1. “Quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?”
Se eu disser que é o ovo. Alguém contradiz dizendo: De onde que vem o ovo?
Se eu disser que foi a galinha. Alguém contradiz dizendo: De onde vem a galinha?

9ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 20/04/13)
a) QUIZ MATEMÁTICO: Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral.
Existem vários tipos de quiz. Um deles é aquele que é destinado principalmente a uma única pessoa, e existem aqueles que são destinados a um grupo de pessoas, por exemplo, amigos da escola, do facebook.
As perguntas são as mais variadas possíveis e atendendo aos mais variados interesses, como por exemplo, perguntando sobre a cor preferida, o time do coração, a marca mais utilizada,etc.
Os quiz destinados para um uma única pessoa, podem ser de exercícios lógicos ilustrados, utilizando enigmas, para trabalhar as duas partes do cérebro.
Há muitos quis de testes de português, testes de matemática, para testar os conhecimentos sobre o assunto, exercícios de lógica, para testar o raciocínio lógico de várias maneiras diferentes.
Elabore um quiz de 10 perguntas com 4 alternativas abrangendo os conteúdos aprendidos durante o ano. Exemplos: Trigonometria, Matrizes, Análise combinatória, Probabilidade, etc. Não se esqueçam de, ao final colocar as respostas, de tal forma que só possam ser visualizadas se a pessoas responder a todas as perguntas.
b) JOGO MATEMÁTICO Crie um jogo matemático que possa ser jogado on line. Caso você não tenha conhecimentos matemáticos suficiente de informática para isso, pesquise no google e poste no blog o jogo. Caso não seja possível, poste o link para que, as pessoas que acessem o blog possam entrar diretamente nesses jogos
Exemplo: http://rachacuca.com.br/jogos/killer-sudoku/
O Killer Sudoku é uma combinação do Sudoku com o Kakuro. Assim, existem áreas demarcadas onde não pode haver números repetidos e que a soma deles deve dar o valor indicado.

10ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 27/04/13) 
Assista o filme ‘O HOMEM QUE COPIAVA” do diretor JORGE FURTADO. 
https://www.youtube.com/watch?v=AbhmQdklrQU
Produção de uma resenha sobre o livro e o filme em questão. 
Após a leitura do livro de Malba Tahan, "O homem que calculava" e assistir ao filme do diretor Jorge Furtado, "O homem que copiava", desenvolva a atividade proposta a seguir. Na obra literária “O HOMEM QUE CALCULAVA” de MALBA TAHAN e no filme “O HOMEM QUE COPIAVA” do diretor JORGE FURTADO observa-se a existência do recurso de intertextualidade (“uma obra "conversa" com a outra"), já que em ambos, os protagonistas Beremiz (o homem que calculava) e André (o homem que copiava), tinham objetivos comuns: progredirem na vida e conquistarem a mulher amada, e para tal, cada um deles se utilizava das habilidades que possuíam: Beremiz, o conhecimento matemático e André, o conhecimento em tirar cópias. Tanto ao homem que calculava foi dado oportunidades para que desenvolvesse essas habilidades e conseguisse a oportunidade de crescimento profissional e/ou de ascensão na sociedade, como também ao homem que copiava; no entanto, nesse caso, conseguida por outros méritos. Diante dessa situação, vendo que não progredia, André, personagem protagonista do filme, utiliza de seus conhecimentos para falsificar dinheiro e conseguir atrair a mulher amada e obter ascensão na vida; por isso pode ser considerado um anti-herói (herói às avessas).
Com base nas afirmações acima, produza uma resenha em que se discuta o seguinte ponto de vista com argumentos:
É lícito utilizar o valor do conhecimento, independente da forma como será utilizado, para se conseguir tudo o que objetivamos na vida?
APENAS UMA BREVE ORIENTAÇÃO: 
Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.
Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo – devem ser seguidos os seguintes passos:

- Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema.
- Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as ideias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela.
- Selecionar dentre as ideias principais, uma que será destacada, e até aprofundada (no caso das resenhas críticas).
- Emitir um julgamento de verdade (resenha descritiva) ou de valor (resenha crítica), sendo necessária a fundamentação no caso da resenha crítica.
- Elaborar a resenha a partir dos passos anteriores, sendo que a organização do texto fica a critério do autor. A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra (vida e outras obras). Ao fim da resenha, o autor da mesma deve se identificar.