Queridos alunos, a partir do 2º bimestre os grupos serão refeitos. Vocês
deverão formar grupos de no mínimo quatro e no máximo seis pessoas. Escolham um
líder e postem no face ou me entreguem em sala de aula a composição do grupo.
Escolham pessoas que tenham interesses e compromissos afins e morem perto a fim
de evitar problemas na hora de se reunirem. As atividades ficarão postadas no
face, no blog carlosnarita.blogspot.com e uma cópia no mural da sala de aula.
As atividades a serem desenvolvidas no 2º bimestre sobre o livro "O
DIABO DOS NÚMEROS" de HANS MAGNUS ENZENSBERGER são as seguintes:
ATIVIDADES DE LEITURA: A leitura do livro “O diabo dos números" de Hans Magnus Enzenberger deve ser concluída até 17 de maio. Valor das 10 atividades: 2,0 pontos. Obrigatoriamente, todas as tarefas deverão ser cumpridas. Se por acaso alguma atividade não atingir os objetivos propostos, os professores mandarão refazer com base nos objetivos propostos.
1ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 04/05/13)
Criar um blog para postar todas as atividades relacionadas às atividades de leitura do romance em questão. Crie um nome criativo e original para esse espaço, apresente os participantes do grupo com todos os seus dados, objetivos do blog e publique o endereço virtual para que todos possam visitá-los e deixar comentários. Em seguida crie uma capa digital que acompanhará dados informativos de qualquer capa de livro.
2ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 11/05/13)
Criar um glossário, com no mínimo 30 palavras em ordem alfabética, no qual se registre palavras e expressões relacionadas à área de Matemática.
3ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 18/05/13)
A atividade consiste em registrar em vídeo caseiro, de no mínimo de 10 minutos, as primeiras impressões sobre a obra lida de Hans Magnus Enzenberger. O vídeo deve começar com a apresentação do grupo: cada participante deve dizer quem é, sua opinião sobre a disciplina de Matemática (se aprecia ou não, se já leu ou não algum livro paradidático relacionado com Matemática, se tem dificuldades ou facilidades em Matemática e sugestões de como deveria ser o ensino de Matemática). Este vídeo deverá fazer parte do blog criado pelo grupo.
4ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 25/05/13)
Criação, pela equipe, de uma paródia do livro, usando uma música popular brasileira. Não se esqueçam de postar juntamente, a música original. O grupo deve cantar a música, fazer a filmagem e postar no blog.
5ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 02/06/13)
Vídeo do capítulo Exemplo: Cada grupo deverá dramatizar um capítulo do livro, o qual será sorteado pelo professor na sala de aula. Na montagem da dramatização os atores devem se caracterizar com o vestuário próprio (Robert tem que estar de pijama, descalço; o diabo com um tridente e roupas vermelhas). O cenário também é importante (quarto, cama, etc).
Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=qlD6q5wbMGM
6ª TAREFA (Data de entrega: até às 23h59min do dia 09/06/13)
Entrevista com 3 leitores que já tenham lido o livro, mas, antes, prepare as perguntas e o material a ser usado no tal evento, no caso, filmadora, celular ou máquina fotográfica. Acredito que deva ser mais ou menos de 5 a 6 perguntas (envie, antes, para o professor certificar se são convenientes com a obra).
7ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 16/06/13)
Escolher um conteúdo que tenha aprendido na oitava série ou em séries anteriores (que não tenha sido mencionado no livro), criar uma história baseada na metodologia utilizada pelo livro em questão e apresenta-la em um vídeo.
Veja alguns exemplos
http://www.youtube.com/watch?v=-1kK9Mror3E.,http://www.youtube.com/watch?v=Y48S8uPK2VM&list=UUbmr7ToNzQdCqxGILGwd6cQ&index=3
Perceba que este conteúdo não é mencionado no livro. Os alunos elaboraram a história baseada resolução de problemas utilizando a teoria dos conjuntos e os diagramas de Venn-Euler. Este conteúdo vocês estudaram na Situação de Aprendizagem 1, caderno 1 da 8ª série
8ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 16/06/13)
Escolha um dos temas matemáticos abordados no livro, faça uma pesquisa e contextualize mostrando sua aplicabilidade no dia-a-dia. (Números triangulares, primos, quadrados perfeitos, de Fibonaci, Triângulo de Pascal, etc).
9ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 23/06/13)
a) QUIZ MATEMÁTICO: Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral. Existem vários tipos de quiz. Um deles é aquele que é destinado principalmente a uma única pessoa, e existem aqueles que são destinados a um grupo de pessoas, por exemplo, amigos da escola, do facebook.
As perguntas são as mais variadas possíveis e atendendo aos mais variados interesses, como por exemplo, perguntando sobre a cor preferida, o time do coração, a marca mais utilizada,etc.
Os quiz destinados para um uma única pessoa, podem ser de exercícios lógicos ilustrados, utilizando enigmas, para trabalhar as duas partes do cérebro.
Há muitos quiz de testes de português, testes de matemática, para testar os conhecimentos sobre o assunto, exercícios de lógica, para testar o raciocínio lógico de várias maneiras diferentes.
Elabore um quiz de 10 perguntas com 4 alternativas abrangendo os conteúdos mencionados no livro em questão. Não se esqueçam de, ao final colocar as respostas.
10ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 23/06/13)
Produção de uma resenha sobre o livro em questão.
O medo da Matemática, que às vezes, toma conta de todos nós assim que pomos o pé na escola pela primeira vez, é destruído por Teplotaxl (o diabo dos números) o qual afirma que Matemática não é só para gênios.
Matemática? Aquela montanha de números sem sentido? Aquele monte de cálculos que não servem para calcular nada? São questionamentos feitos por estudantes por aí a fora. Teplotax com seus malabarismos faz com que os números deixem de ser malditos.
Após a leitura do livro, produza uma RESENHA em que o aluno deve defender um ponto de vista com argumentos a favor de desmistificar que, realmente, a Matemática não é um bicho-de-sete-cabeças e que ela existe para favorecer o Homem e não como uma disciplina excludente, ou melhor, uma ciência que poucos têm privilégio de dominá-la em prol de entender e intervir na sociedade na qual se está inserido.
APENAS UMA BREVE ORIENTAÇÃO: Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.
Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo – devem ser seguidos os seguintes passos:
- Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema.
- Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as idéias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela.
- Selecionar dentre as ideias principais, uma que será destacada, e até aprofundada (no caso das resenhas críticas).
- Emitir um julgamento de verdade (resenha descritiva) ou de valor (resenha crítica), sendo necessária a fundamentação no caso da resenha crítica.
- Elaborar a resenha a partir dos passos anteriores, sendo que a organização do texto fica a critério do autor. A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra (vida e outras obras). Ao fim da resenha, o autor da mesma deve se identificar.
ATIVIDADES DE LEITURA: A leitura do livro “O diabo dos números" de Hans Magnus Enzenberger deve ser concluída até 17 de maio. Valor das 10 atividades: 2,0 pontos. Obrigatoriamente, todas as tarefas deverão ser cumpridas. Se por acaso alguma atividade não atingir os objetivos propostos, os professores mandarão refazer com base nos objetivos propostos.
1ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 04/05/13)
Criar um blog para postar todas as atividades relacionadas às atividades de leitura do romance em questão. Crie um nome criativo e original para esse espaço, apresente os participantes do grupo com todos os seus dados, objetivos do blog e publique o endereço virtual para que todos possam visitá-los e deixar comentários. Em seguida crie uma capa digital que acompanhará dados informativos de qualquer capa de livro.
2ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 11/05/13)
Criar um glossário, com no mínimo 30 palavras em ordem alfabética, no qual se registre palavras e expressões relacionadas à área de Matemática.
3ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 18/05/13)
A atividade consiste em registrar em vídeo caseiro, de no mínimo de 10 minutos, as primeiras impressões sobre a obra lida de Hans Magnus Enzenberger. O vídeo deve começar com a apresentação do grupo: cada participante deve dizer quem é, sua opinião sobre a disciplina de Matemática (se aprecia ou não, se já leu ou não algum livro paradidático relacionado com Matemática, se tem dificuldades ou facilidades em Matemática e sugestões de como deveria ser o ensino de Matemática). Este vídeo deverá fazer parte do blog criado pelo grupo.
4ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 25/05/13)
Criação, pela equipe, de uma paródia do livro, usando uma música popular brasileira. Não se esqueçam de postar juntamente, a música original. O grupo deve cantar a música, fazer a filmagem e postar no blog.
5ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 02/06/13)
Vídeo do capítulo Exemplo: Cada grupo deverá dramatizar um capítulo do livro, o qual será sorteado pelo professor na sala de aula. Na montagem da dramatização os atores devem se caracterizar com o vestuário próprio (Robert tem que estar de pijama, descalço; o diabo com um tridente e roupas vermelhas). O cenário também é importante (quarto, cama, etc).
Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=qlD6q5wbMGM
6ª TAREFA (Data de entrega: até às 23h59min do dia 09/06/13)
Entrevista com 3 leitores que já tenham lido o livro, mas, antes, prepare as perguntas e o material a ser usado no tal evento, no caso, filmadora, celular ou máquina fotográfica. Acredito que deva ser mais ou menos de 5 a 6 perguntas (envie, antes, para o professor certificar se são convenientes com a obra).
7ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 16/06/13)
Escolher um conteúdo que tenha aprendido na oitava série ou em séries anteriores (que não tenha sido mencionado no livro), criar uma história baseada na metodologia utilizada pelo livro em questão e apresenta-la em um vídeo.
Veja alguns exemplos
http://www.youtube.com/watch?v=-1kK9Mror3E.,http://www.youtube.com/watch?v=Y48S8uPK2VM&list=UUbmr7ToNzQdCqxGILGwd6cQ&index=3
Perceba que este conteúdo não é mencionado no livro. Os alunos elaboraram a história baseada resolução de problemas utilizando a teoria dos conjuntos e os diagramas de Venn-Euler. Este conteúdo vocês estudaram na Situação de Aprendizagem 1, caderno 1 da 8ª série
8ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 16/06/13)
Escolha um dos temas matemáticos abordados no livro, faça uma pesquisa e contextualize mostrando sua aplicabilidade no dia-a-dia. (Números triangulares, primos, quadrados perfeitos, de Fibonaci, Triângulo de Pascal, etc).
9ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 23/06/13)
a) QUIZ MATEMÁTICO: Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral. Existem vários tipos de quiz. Um deles é aquele que é destinado principalmente a uma única pessoa, e existem aqueles que são destinados a um grupo de pessoas, por exemplo, amigos da escola, do facebook.
As perguntas são as mais variadas possíveis e atendendo aos mais variados interesses, como por exemplo, perguntando sobre a cor preferida, o time do coração, a marca mais utilizada,etc.
Os quiz destinados para um uma única pessoa, podem ser de exercícios lógicos ilustrados, utilizando enigmas, para trabalhar as duas partes do cérebro.
Há muitos quiz de testes de português, testes de matemática, para testar os conhecimentos sobre o assunto, exercícios de lógica, para testar o raciocínio lógico de várias maneiras diferentes.
Elabore um quiz de 10 perguntas com 4 alternativas abrangendo os conteúdos mencionados no livro em questão. Não se esqueçam de, ao final colocar as respostas.
10ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 23/06/13)
Produção de uma resenha sobre o livro em questão.
O medo da Matemática, que às vezes, toma conta de todos nós assim que pomos o pé na escola pela primeira vez, é destruído por Teplotaxl (o diabo dos números) o qual afirma que Matemática não é só para gênios.
Matemática? Aquela montanha de números sem sentido? Aquele monte de cálculos que não servem para calcular nada? São questionamentos feitos por estudantes por aí a fora. Teplotax com seus malabarismos faz com que os números deixem de ser malditos.
Após a leitura do livro, produza uma RESENHA em que o aluno deve defender um ponto de vista com argumentos a favor de desmistificar que, realmente, a Matemática não é um bicho-de-sete-cabeças e que ela existe para favorecer o Homem e não como uma disciplina excludente, ou melhor, uma ciência que poucos têm privilégio de dominá-la em prol de entender e intervir na sociedade na qual se está inserido.
APENAS UMA BREVE ORIENTAÇÃO: Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.
Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo – devem ser seguidos os seguintes passos:
- Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema.
- Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as idéias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela.
- Selecionar dentre as ideias principais, uma que será destacada, e até aprofundada (no caso das resenhas críticas).
- Emitir um julgamento de verdade (resenha descritiva) ou de valor (resenha crítica), sendo necessária a fundamentação no caso da resenha crítica.
- Elaborar a resenha a partir dos passos anteriores, sendo que a organização do texto fica a critério do autor. A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra (vida e outras obras). Ao fim da resenha, o autor da mesma deve se identificar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário