sábado, 9 de abril de 2011

"REVISITANDO AS AULAS SEMANAIS DE MATEMÁTICA" - 7ª SEMANA - 04/04/11 A 08/04/11 - 8ª A, 8ª B, 8ª C, 8ª D






NOTAÇÃO CIENTÍFICA: Os cientistas trabalham com números muito grandes e também com números muito pequenos que, geralmente, possuem muitos zeros.
Para escrever esses números de forma mais resumida, eles usam potências de 10. Essa maneira de representar os números é chamada de notação científica.
Para números maiores que 10, conta-se o número de casa que a vírgula deve "se deslocar" para a esquerda até encontrar a casa da unidade. Esse número será o expoente da potência de 10.
Para números menores que 1, conta-se o número de casas que a vírgula deve "se deslocar" para a direita até encontrar a casa da unidade. Esse número será o expoente negativo da potência de 10.
ATENÇÃO: Na verdade, não é a vírgula que se desloca, mas o algarismo. Quando multiplicamos um número por um múltiplo de dez, altera-se o valor posicional de todos os seus algarismos para um valor superior, ou seja, à esquerda. Como a vírgula fica em posição fixa, separando a unidade dos décimos, tudo se passa como ela se deslocasse para a direita.
Da mesma forma, quando dividimos um número por um múltiplo de dez, os algarismos se deslocam para um valor posicional menor, à direita.
Para facilitar a comparação e a compreensão dos números relativos a algumas medidas, utilizamos alguns prefixos do sistema internacional:
Prefixos para expoentes negativos: -18 atto (a), -15 femto (f), -12 pico (p), -9 nano (n), -6 micro (u), -3 mili (m), -2 centi (c) e deci (d).
Prefixos para expoentes positivos: 3 quilo (k), 6 mega (M), 9 giga (G), 12 tera (T), 15 peta (P), 18 exa (E).
Exemplos:
* um elétron tem um femtômetro de extensão;
* a luz amarela tem comprimento de onda de 0,5 micrômetro;
* o raio da Terra é de aproximadamente 6300 km;
* uma montanha pode pesar cerca de 100 petagramas;
* as informações digitais criadas, capturadas e replicadas no mundo em 2007 equivalem a 281 exabytes.

ORDEM DE GRANDEZA
Em muitas situações, quando trabalhamos com medidas muito grandes ou muito pequenas, não há necessidade de se conhecer com precisão todos os algarismos que compõem o número. Nesses casos, basta conhecer a potência de 10 que mais se aproxima desse valor. Essa potência é denominada ordem de grandeza do número que expressa essa medida.

17 comentários:

  1. é isso aê, notação ciêntifica é facinho! não tenho nehuma dúvida... Paulo Henrique 8° Linus Pauling

    ResponderExcluir
  2. Sábado, 9 de abril de 2011.

    Professor,
    Antes eu achava a Notação Científica fácil. Mas agora, acho mais fácil ainda.

    Grato,
    Guilherme Catelani Lírios - nº15
    8ªA / 8ªJohn Dalton

    ResponderExcluir
  3. What´s up,professor
    como vai vc?

    enfim,antigamente eu não entendia notação científica direito.
    Mas agora eu entendi certinho!
    é muito fácil :D

    Luís Fernando Torres nº18 8ª Lavoisier

    ResponderExcluir
  4. Professor antes não achava facil mas agora acho mais facil ainda

    ResponderExcluir
  5. a meu nome é alexandre 8ºjonh dalton

    ResponderExcluir
  6. Professor,
    Não tenho nenhuma dúvida e Notação Científica é muito fácil.

    Breno de Luca
    8ª John Dalton

    ResponderExcluir
  7. Notação Científica é moleza!!

    Giuliana Terranova 8ª Lavoisier

    ResponderExcluir
  8. Tiro de letra notação cientifica ;*

    ResponderExcluir
  9. e ai prof
    to sem duvidas so naum entendi direito a partes do negativos

    ResponderExcluir
  10. Eu me enrrolo um pouco com notação cientifica mais no final acabo pegando :)

    Bruno Barreto 8ªA/Jonh Dalton

    ResponderExcluir
  11. Tenho um pouco de dificuldade, mais com o tempo vou aperfeiçoando, eu espero.

    Marcos Vinicius 8ª Lavoisier

    ResponderExcluir
  12. Professor, eu começei fazendo errado notação cientifica, eu estava colocando como expoente somente a quantidade de zeros mas agora aprendi vlw!
    Abraços...

    Luiz Guilherme Correia 8ªLavoisier

    ResponderExcluir
  13. oooi Professor, bom nossa sala esta bem "agitada" esse ano né, mais mesmo assim estou conseguindo acompanhar as atividades, tirando a notação cientifica que eu estou com bastantes duvidas, mais estou prestando atencao nas correções pra poder tirar elas, se elas permanecerem eu peco ajuda pro senhor! bom passei por aqui hoje, boa noite beijos
    Mariana 8ªJonh Dalton

    ResponderExcluir
  14. Oiee, muito fácil notação científica, e olha que começamos a ve-la na 5°/6° série, e tem gente que ainda não entendeu :/
    Até..

    Yohana S.M.
    8° Mendeleev

    ResponderExcluir
  15. oi professor por enquanto nao tenho nenhuma duvida sobre a materia

    andreza 8ªJohn Dalton

    ResponderExcluir
  16. ahh é muito facil entendi tudo.
    Rafaela 8ªA n 35

    ResponderExcluir