quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Atividade de Apoio 6 -Com base na Leitura do Texto Aulas de Violino crie uma postagem reflexiva:


Título: A Geração “PontoCom” e as minhas aulas
Muitas vezes nos detemos a ensinar baseando-nos somente na teoria dos grandes educadores e nos esquecemos de atualizá-las para o contexto dos nossos educandos que vivem num mundo globalizado onde milhares de informações chegam em questão de segundos. Esquecemo-nos, também, muitas vezes que nossos alunos trazem consigo conhecimentos adquiridos pelos meios informatizados. Basta um “clique” e eles navegam por qualquer parte do universo.
A nós não basta somente títulos e teorias se não conseguimos colocá-los em prática e atualizá-los para o contexto em que estamos vivendo. Acabamos ficando estagnados com todo o nosso conhecimento sem conseguir acompanhar a modernidade (só conseguimos ficar entre as quatro paredes da sala de aula). Por isso faz-se necessário viver o momento atual e buscar nas teorias orientações que possam nos ajudar a alçar voos mais altos.
O verdadeiro “virtuose” não é aquele que domina todas as técnicas, mas é aquele que diante do inesperado consegue contornar a situação e levar a platéia ao delírio.
Precisamos sim, ter os conhecimentos teóricos, a prática e principalmente o carisma (a virtuosidade) que consiga levar nossos alunos ao delírio da sede do saber.

Como são as aulas de Violino?
As aulas de violino mencionadas no texto baseiam-se mais na percepção dos alunos não se baseando numa teoria fixa. Parte da prática para o teórico. Existe um incentivo em fazer com que os alunos ouçam os grandes expoentes da música para que se sintam motivados e busquem nesses “virtuoses” uma motivação.
No trecho “Entre as lições, praticamos o nosso estoque de tons por aproximadamente duas horas. Às vezes nós os tocamos bem devagar para melhorar a precisão da entonação, às vezes aceleramos despreocupadamente, o que ajuda na harmonia como um todo, na percepção e na satisfação no executar”, percebemos a importância de se respeitar o ritmo de cada um. Cada um tem sua individualidade e seu momento. Por isso cada ser humano é único.

Como são as suas aulas? São parecidas com as aulas de Violino?
Como foi mencionado anteriormente cada pessoa tem um ritmo e cada ser humano é único, por isso minhas aulas não podem ser restritas a um único teórico. Realmente tem que se partir da prática para a teoria, ou seja, há a necessidade de se ter um diagnóstico da clientela com quem estamos trabalhando para que passemos a uma prática pedagógica conveniente.
Muitas vezes é preciso recorrer às nossas próprias teorias. Eu sou daquela teoria que, com o aluno temos que usar sempre aquele ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Se não tivermos essa postura desanimamos logo no início. Ao adentrarmos a sala de aula começam as chorumelas: “Esqueci o caderno”, “Comecei caderno novo”, “Não fiz a tarefa”. Todos esses discursos, sem argumentos convincentes, são uma constante no nosso dia-a-dia. Além disso ainda temos os pais que vêm reforçar a irresponsabilidade de seus filhos por meios de justificativas ainda piores derrubando por terra todos os valores essenciais para uma convivência humana. Portanto, faz-se necessário que tenhamos uma infinidade de estratégias para que possamos contornar e conviver com essas intempéries.
Diante de todo esse pandemônio ainda temos nossas gratificações.
No ano passado um aluno meu foi contemplado com duas medalhas de ouro e uma de prata nas Olimpíadas de Matemática em nível Municipal, Estadual e Federal, sendo que em nível Federal contamos com a presença de nosso Presidente.

Quais habilidades o professor tem que mobilizar para ensinar a Geração PontoCom?

O professor deve mobilizar as habilidades de ler, interpretar, inferir.
Qual o conceito para você de “Boa Aula?”
Boa aula é aquela em que você ensinou e o aluno aprendeu.
Quais estratégias você acredita que o professor tem que utilizar para desenvolver as Situações de Aprendizagem dos Cadernos com o uso das novas tecnologias (em especial o Blog)?
Especificamente no caso da disciplina de Matemática é necessário que o professor domine a utilização de alguns softwares matemático, proponha desafios por meio de situações-problemas ou jogos no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário