REFLEXÃO: SUAS AULAS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS DE UM HIPERTEXTO?
Baseado na metáfora que o hipertexto tem em sua origem a ideia de tecer, de tecido com diversos fios que se entrelaçam, ou seja, diversas informações que se entrelaçam dentro de um mesmo objeto, posso considerar que a maioria de minhas aulas são hipertextuais, pois apresentam caráter interdisciplinar.Interdisciplinaridade supõe hipertextualidade.
Sempre que inicio um determinado conteúdo, utilizo-me da História para explicar o porquê do aparecimento de determinados conceitos matemáticos e como esses conceitos evoluiram através dos séculos, como por exemplo, as técnicas de resolução de equações do 2º grau, que inicialmente era geométrica e depois passou a ser algébrica com o aparecimento da Fórmula de Baskhara, facilitando, e muito, a resolução das equações. O outro passo é fazer o entrelaçamento com as demais disciplinas.
No estudo dos logaritmos podemos relacioná-lo com diversas disciplinas: Química (no cálculo do PH de uma substância), Geografia (no cálculo da intensidade de um terremoto), Economia (determinação do tempo que se deve aplicar um capital a juros compostos para se obter um determinado montante). Para que isso ocorra é necessário se abrir diversos links na disciplina para que o conteúdo a ser estudado tenha significado.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Carlos, Wellington, do Conservatório, lembra? Por favor, me escreva porque perdi seus contatos: wton27@terra.com.br
ResponderExcluirAbraço,
Wton