quarta-feira, 3 de março de 2010

REVISITANDO AS AULAS SEMANAIS DE MATEMÁTICA - SEMANA 1 - 01/03 A 05/03 - 2º EMA, 2º EMB e 2º EMC

Queridos alunos dos 2º anos,
Estamos juntos mais um ano. Tem gente que já não aguenta mais, mas tenham calma, dezembro de 2011 chega rápido. Para quem já ficou 5 ou 6 anos juntos, mais dois anos passam rapidinho. Fiquei feliz pois reencontrei alguns alunos que no ano passado ficaram separados por um desmembramento das salas de aula no início do ano passado. Porém isso é bom! Às vezes faz-se necessário essa separação para revermos nossos conceitos e passar a dar mais valor um para o outro. Lembro-me de um depoimento recebido por um aluno dizendo: "O senhor foi meu melhor professor de Matemática". Fiquei agradecido, porém ele não teve parâmetros para essa comparação, pois nunca teve a oportunidade de ter estudado com outro professor. De qualquer forma foi muito bom acompanhá-los durante seis anos, ver o desenvolvimento físico e cognitivo de vocês. Antes crianças e agora homens e mulheres. Estou ficando velho!!!
Iniciamos nossos estudos com a periodicidade observada em enorme gama de fenômenos naturais. Para isso é necessário criar um modelo matemático. O que melhor se aplica , neste caso, é o modelo em que um ponto gira em torno de uma circunferência. Esse modelo, precisa ser entendido com clareza para que possa ser associado às funções trigonométricas. Foram apresentados a circunferência trigonométrica, os arcos côngruos, a primeira determinação positiva de um arco e a função seno.

37 comentários:

  1. eae fessor

    ja sao 6 anos juntos e nesses 6 anos muito o senhor me ensino

    espero q continue assim daqui para frente

    um abraçao de seu querido aluno
    lucas p 2emc

    ResponderExcluir
  2. Bom,Não tenho muito o que falar deste começo de ano, pois para mim nada mudou pos já me acostumei com as aulas de Matemática com o Naritovis'k ... Apesar de já estarmos 6 anos juntos, as surpresas nunca acabam, a cada dia tem algo novo pra gente (nem que seja uma enorme lista de exercícios para a outra aula)
    Bom mas falando sério, tive e tenho grandes dificuldades em relação a disciplina de matemática, pois não consigo absorver o que é exposto a mim, mas no ano passado tive um grande melhora em relação às minhas notas consegui me estabilizar de uma maneira em que eu não ficasse de "D.P"
    Bom eu só tenho a agradecer ao Sr pelo seu empenho quanto as aulas e a nós alunos, pois reconheço que o fato de eu não ter aprendido (quase nada)em matemática é cupa minha e não do Sr que nunca nos deixou sem aula ou desamparados por falta de professor ...
    Acho que éh só

    Abraços ..
    Dállison Kévin da C. Soares

    ResponderExcluir
  3. Ola Professor! Entao, para falar verdade, esse ano estou tentando começar prestando bastante atençao nas aulas... Perdi muito tempo e muitas explicaçoes esses anos que passaram por falta de indisciplina minha. E sei que o que perdi foi de muito valor, pois a Matematica tambem é essencial para o meu desenvolvimento nos estudos. Fiquei feliz nessas primeiras aulas que tive com o senhor, pois consegui entender aquilo que foi passado =). Obrigado por tudo professor, por todos esses anos!

    Samara de Almeida .. 2º A

    ResponderExcluir
  4. Oi Professor !!! Bom neste ano eu vou tentar me esforçar um poco mais do que nos outros anos embora eu não tenha tido aula com o Sr no ano passado, eu mudei muito. E pretendo mudar mais ainda neste ano.
    Obrigado por tudo

    Eduardo Leite Monteiro 2ºA

    ResponderExcluir
  5. bom nao tenu muitoo oq fala nesse começo de ano
    mas pelo oque ja vimos nas aulas anteriores esse ano vai ser bem puxadoo
    até agora fikei sem duvida alguma esperoo continuar entendendu suas explicaçoes da materia até o final do ano
    esperoo aprendr muito com o senhorr nesse anoo como no ano passado

    nataline 2 em C

    ResponderExcluir
  6. oi Professor!

    Espero que esse ano seja ótimo!
    As aulas estão sendo muito esclarecedoras, porém não entendi completamente sobre a função seno, espero que o senhor explique novamente segunda.
    Aiaiai.. ja tem prova ;X hsuahsua

    ;* Drielle Andrad 2ºEM B

    ResponderExcluir
  7. oi professor,
    as aulas da semana foram meio confusas para mim mais com sua explicação hoje dia 5/2 me esclareci o que eu não estava entendendo, mais se o senhor puder reforçar na próxima aula seria bom para eu entender de verdade mesmo até segunda.

    HIGOR MENEZES RAMALHO LISBOA 2ºEMB

    ResponderExcluir
  8. Cinco anos juntos já professor, e eu tenho como dizer que pra mim foi o melhor professor de matemática *-* haha.
    A matéria esse ano está mais fácil, talvez por ser só o começo... Mas ainda assim, não entendi muito sobre as coisas que já tinha visto ano passado, porque ano passado deixei passar muita coisa D:

    Beijos professor, padrinho *-*
    2°EMC

    ResponderExcluir
  9. Bom professor... Não tenho muito o que falar, pois o ano começou praticamente agora né... Mas eu posso afirmar que esse ano está muito melhor do que o ano passado! Além de entender melhor e absorver todo o conteúdo até o momento passado em sala de aula, eu vejo que os dias passam muito rápido, pois eu realmente aprendo na aula, ou seja, fico entretido nela!
    Bom... É isso!

    Ruan Pablo
    2ºEMA

    ResponderExcluir
  10. ola professor aqui e o Igor do 2A queria ti dizer que as aulas para mim, esta sendo muito legais não tenho nem uma duvida ate segunda thau !!!

    ResponderExcluir
  11. Tales Wiliam: 2°EMC
    Aqui está meu comentario da semana!!!
    Bom essa semana fomos prejudicados por não ter aula na quarta,apesar disso podemos aprender sobre a determinação de quadrante, que é dividido em 4quadrantes.
    Apredemos também sobre funçoes trigonometricas:seno e grafico.
    ate agora nenhuma duvida.

    ResponderExcluir
  12. Ao longo de 6 eternos anos,confesso que só não aprendi mais,porque não sou muito fã de matemática,mas tenho me esforçado bastante,reconheço seu valor e dedicação e espero melhorar cada dia mais.

    Abraço Tamires Ribeiro 2°EMA

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. e ai professor,tudo bem? Então,queria falar pro senhor que as suas aulas sempre foram legais,mais eu ainda tenho dificuldades,e preciso melhorar! mais esse ano vou tentar ser um aluno exemplar e prestar mais atenção !

    Matheus Leão 2ºEMB

    ResponderExcluir
  15. Olá!!Nossas aulas de Matemática tem sido esclarecedoras,abordando temas como periodicidade,Conceitos básicos de trigonometria,funçao seno,entre outras...Já deu para perceber que esse ano será uma grande preparaçao para o término dos nossos estudos!!Bju!!Camila..2"EMB

    ResponderExcluir
  16. consegi entender a materia a principio,dpois o assunto fico meio perdido.mas so tive um dia de aula!

    ResponderExcluir
  17. Bom professor as aulas dessa semana foram muito boas não fiquei com muitas duvidas.Aprendemos as funções trigonométricas e determinação dos quadrantes.

    Michelle Pereira Viana 2ºEM C

    ResponderExcluir
  18. Olá Professor
    tudo bem?
    espero que sim ;D
    Mais um ano juntos,na verdade 5 anos! AUHAUHAUAH
    Bom, nossas aulas como sempre, estão sendo bem esclarecedoras, no começo não tinha entendido muito bem, mais no dia 5, o senhor explicou e eu entendi ;D
    Como a Dri falou.. aiai já tem prova HAUHAUAH

    Professor até segunda
    um grande beijo ;*

    Evillyn Faria 2° EM B

    ResponderExcluir
  19. bom ano passado eu não tive o senhor como professor , e senti muita falta , pois a professora passava o que você já tinha passado na 8º , esse ano , espero recuperar , o que perdi no ano anterior , e as aulas é tudo sem deixar duvidas.

    Maynara Priscila , 2ºEMB

    ResponderExcluir
  20. oie fessor... desculpa eu nao ter comentado das aulas da semana retrasada, é pq eu estou sem net por enquanto... ;/ Mas falando da semana passada... Estou contigo desde a 5ª´série cada vez mais te conhecendo melhor e me "enquadrando" mais nas aulas de matemática... Espero esse ano com a tua ajuda eu melhore, aprendendo mais... até mais, Bjoos Stéfany 2ºEMB

    ResponderExcluir
  21. Sobre as aulas dessa semana, tenho a dizer que o conteúdo esta nos interessando, pela pouca facilidade da matéria mais tambem pela explicação. Bom, é difícil comentar sobre as aulas de matemática em sí,tenho algumas dúvidas sobre a matéria em relação a aplicação do seno, quando há o 'Pi' .

    ResponderExcluir
  22. Gabriela Carolina, 2ºEMC

    Acho que por ser começo de ano, a nova matéria tem sido fácil (ou talvez seja porque eu estou prestando mais atenção :D)enfim, a minha maior dúvida é sobre a aplicação do seno quando há 'Pí' (é, mesma dúvida da Julia :D) Mas, estudando, ainda vou entender ><
    Quanto as aulas, apesar de 6 anos juntos, eu gosto e quero aprender ainda mais. Meu melhor professor de matemática *-*
    Beijos professor e padrinho ><

    ResponderExcluir
  23. Oi professor,
    Esse ano concerteza vai ser um pouco mais dificil né, ja que estamos á caminho do ultimo ano.
    6 anos já ? parece que foi á pouco tempo que o senhor começou a dar aula de musica pra gente. As aulas estao muito boas, mas nao entendi muito bem em relaçao á funçao seno. ;x
    Até segunda , e como ja disseram, prova ;x (medo)
    beijos ;*

    Letícia Cristina , 2° EMB

    ResponderExcluir
  24. Ola professor blz????
    Estamos junto 6 anos, e as aulas foram boa.
    Apesar que nesse ano vai ser mais complicado mas estamos ai
    Um abaço..

    Leonardo Vinícius, 2ºEMB

    ResponderExcluir
  25. Olá professor,estou gostando das aulas que tem como assunto a determinação de quadrantes e funções trigonométricas,por enquato não tenho nenhuma duvida.

    Willian,2°EMC.

    ResponderExcluir
  26. Profº estou com muita dififculdade,eu tinha mais facilidade de aprender com a outra prof° mais estou me esforçando ao maximo,e espero ter um bom rendimento ok!

    Nayara de Oliveira 2°EMB

    ResponderExcluir
  27. Olá Profº ..
    Sobre as aulas dessa semana, tenho a dizer que o conteúdo esta nos interessando, pela pouca facilidade da matéria mais tambem pela explicação.
    esses dias de aulas deu pra entender sim um pouco da materia que foi passado !
    Jonathan de matos alves

    ResponderExcluir
  28. professor muito boa a sua explicação de sexta feira só que eu acho o gráfico meio complicado.
    Roger 2ºC

    ResponderExcluir
  29. oi profº
    passei aqui pra falar das aulas de hoje.
    esta bem interesantes e nem acredito q aquelas contas é tão fasseis assim.as vezes paresse que é um sonho :)
    espero que os calculos continuem assim e que sejá um prospero ano
    té amamnhã
    um abraso!!!

    ResponderExcluir
  30. Maais uum ano *-*
    Pois bem, esse ano as aulas estão mais claras e "leves" porém algumas duvidas quanto a ultima matéria.
    Beijo
    Ana flávia 2º EMB

    ResponderExcluir
  31. ENCERRADOS OS COMENTÁRIOS DA SEMANA 1 DE 01/03 A 05/03

    ResponderExcluir
  32. oi prof
    bom
    essa semana foi bem legal,produtiva,educativa,e estresante(prova)
    mas espero que eu aprendo cada vez mais de matimatica porque não sei se é eu que tou aprendendo melhor ou a matematica ficou mais facil.
    té mas prof
    té segunda
    NOME:luiz Gustavo Cardoso 2ºemC

    ResponderExcluir
  33. Proof eu acho que esse depoimento foi meu né.. me lembro muito bem...

    rsrs,

    mas é isso aí, 6 anos juntos...

    deu pra conhecer bem todo mundo né..

    só você pra falar quem é quem na sala..!

    Um abraço

    Marcos Paulo de Campos 2°emc

    ResponderExcluir
  34. Nessa semana vimos Funcao cosseno e Funcao tangente com graficos, quadrantes, arcos, sinais e suas variacoes.
    Como sempre tivemos tarefas.

    Erick Vinicius 2ºEMB

    ResponderExcluir
  35. Nessa semana como sempre tivemos muita materia e tarefa.
    Tivemos Funescoes Sobre cosseno e tangente.
    Trabalhamos os graficos,quadrantes,arcos,sinais e suas variacoes.
    Bom e isso sem duvidas.

    Pamela Fortes 2ºEMC

    ResponderExcluir
  36. oi prof
    essa semana foi bem legal e educativa, mais estou com um pouco de duvida sobre a tarefa que o senhor passou,pois não conseguir fazer serto as questoes mas mesmo assim tentei fazer
    té mais
    luiz gustavo 2ºe.m:c

    ResponderExcluir
  37. é professor , devido a um "pequeno" engano não comentei no blog do senhor né? mas agora vo "passar a limpo" .
    A primeira semana de aula foi muito inetressante , não tive dúvidas.
    Gostei muito da explicação quanto a periodicidade comparando com a translação da Terra.
    Matheus Mariano - 2ºB

    ResponderExcluir