domingo, 9 de fevereiro de 2014

REVISITANDO AS AULAS DE FÍSICA 2º EMB - 1ª SEMANA 27/01/14 A 31/01/14

Em nossa primeira aula, comentamos sobre o conteúdo programático que seria trabalhado durante este ano.


1º BIMESTRE
Fenomenologia: calor, temperatura e fontes
Ø  Fenômenos, fontes e sistemas que envolvem a troca de calor no cotidiano;
Ø  Formas de controle de temperatura realizadas no cotidiano;
Ø  Estimativas e medidas de temperatura, escolhendo equipamentos e procedimentos adequados para isso;
Ø  Procedimentos adequados para medição do calor.
Trocas de calor e propriedades térmicas da matéria
Ø  Propriedades térmicas dos materiais (dilatação/contração; condução e armazenamento de calor; calor específico e capacidade térmica) envolvidos em sistemas ou processos térmicos do cotidiano;
Ø  Quantificação do calor envolvido em processos termodinâmicos reais;
Ø  Diferentes processos de trocas de calor (condução, convecção e irradiação) e identificação dos seus respectivos modelos explicativos (calor como processo e calor como radiação térmica).
 Aquecimento e clima
Ø  Ciclos de calor no sistema terrestre (clima, fenômenos atmosféricos e efeito estufa);
Ø  Avaliação científica das hipóteses sobre aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais.

 2º BIMESTRE

Calor como energia
Ø  Processo histórico da unificação entre  calor e trabalho mecânico e o Princípio de Conservação da Energia;
Ø  A conservação da energia em sistemas físicos (como por exemplo, nas trocas de calor com mudança de estado físico, nas máquinas mecânicas e a vapor).
Máquinas térmicas
Ø  Caracterização do funcionamento das máquinas térmicas em termos de ciclos fechados;
Ø  Calculo da potência e do rendimento de máquinas térmicas reais;
Ø  Impactos sociais e econômicos das máquinas térmicas no processo histórico de desenvolvimento da sociedade (revolução industrial).
Entropia e degradação da energia
Ø  Fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação;
Ø  O ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre;
Ø  Balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra.
Ø  As necessidades energéticas como problema da degradação da energia.

3º BIMESTRE

Som: fontes, características físicas e usos
Ø  Diferenças físicas entre ruídos, sons harmônicos e timbre e suas fontes de produção;
Ø  Caracterização física de ondas mecânicas, por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância;
Ø  Problemas do cotidiano que envolvem  conhecimentos de propriedades de sons;
Ø  Elementos que compõem o sistema de audição humana, os limites de conforto e a relação com os problemas causados por poluição sonora.
Luz: fontes e características físicas
Ø  Processos de formação de imagem e as propriedades da luz, como a da propagação retilínea, da reflexão e da refração;
Ø  Sistemas que servem para melhorar e ampliar a visão: óculos, lupas, telescópios, microscópios etc.

4º BIMESTRE
Luz e cor
Ø  As diferenças entre cor luz e cor pigmento;
Ø  A luz branca como luz composta policromática;
Ø  As três cores primárias (vermelho, verde e azul) no sistema de percepção de cores no olho humano e em equipamentos;
Ø  O uso adequado de fontes de iluminação em ambientes do cotidiano.

 Ondas eletromagnéticas
Ø  O modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na natureza;
Ø  Emissão e absorção de diferentes cores de luz;
Ø  Evolução histórica dos modelos de representação da luz (luz como ondas eletromagnéticas).
Transmissões eletromagnéticas
Ø  Produção, propagação e detecção das ondas eletromagnéticas;
Ø  Princípio de funcionamento dos principais equipamentos de comunicação com base na propagação de ondas eletromagnéticas (rádio, telefonia celular, fibras ópticas);
Ø  Evolução histórica dos meios e da velocidade de transmissão de informação e seus impactos sociais, econômicos ou culturais. 

1ª aula: Foram solicitadas a feitura de quatro atividades em  grupo:

1ª Liste vinte termos, processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou com temperatura.
2ª Quais características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos (algo que esquenta ou esfria)
3ª Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos quais exista alguma relação com calor e temperatura
4ª Use os elementos de sua lista e classifique-os em:
a) Substâncias e materiais
b) Processos e fenômenos
c) Máquinas, aparelhos e sistemas naturais

2ª aula: Definimos o que é calor e temperatura
Calor é a energia em trânsito que flui de uma parte para outra em um sistema, ou de um sistema para outro, em virtude da diferença de temperatura. Em outras palavras, é a energia que passa de um corpo com maior temperatura para outro corpo com temperatura menor
Temperatura é a medida da energia cinética (energia de movimento) molecular média de um corpo, ou seja, medida da agitação média das moléculas de um corpo.
A Físcia Térmica estuda o calor, a temperatura, a dilação térmica, ou seja, fenômenos, conceitos, sistemas e processos relacionados com o calor




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