1º
BIMESTRE
Fenomenologia:
calor, temperatura e fontes
Ø
Fenômenos,
fontes e sistemas que envolvem a troca de calor no cotidiano;
Ø
Formas
de controle de temperatura realizadas no cotidiano;
Ø
Estimativas
e medidas de temperatura, escolhendo equipamentos e procedimentos adequados
para isso;
Ø
Procedimentos
adequados para medição do calor.
Trocas
de calor e propriedades térmicas da matéria
Ø
Propriedades
térmicas dos materiais (dilatação/contração; condução e armazenamento de calor;
calor específico e capacidade térmica) envolvidos em sistemas ou processos
térmicos do cotidiano;
Ø
Quantificação
do calor envolvido em processos termodinâmicos reais;
Ø
Diferentes
processos de trocas de calor (condução, convecção e irradiação) e identificação
dos seus respectivos modelos explicativos (calor como processo e calor como
radiação térmica).
Aquecimento
e clima
Ø
Ciclos
de calor no sistema terrestre (clima, fenômenos atmosféricos e efeito estufa);
Ø
Avaliação
científica das hipóteses sobre aquecimento global e suas consequências
ambientais e sociais.
2º
BIMESTRE
Calor
como energia
Ø
Processo
histórico da unificação entre calor e
trabalho mecânico e o Princípio de Conservação da Energia;
Ø
A
conservação da energia em sistemas físicos (como por exemplo, nas trocas de
calor com mudança de estado físico, nas máquinas mecânicas e a vapor).
Máquinas
térmicas
Ø
Caracterização
do funcionamento das máquinas térmicas em termos de ciclos fechados;
Ø
Calculo
da potência e do rendimento de máquinas térmicas reais;
Ø
Impactos
sociais e econômicos das máquinas térmicas no processo histórico de
desenvolvimento da sociedade (revolução industrial).
Entropia
e degradação da energia
Ø
Fontes
de energia na Terra, suas transformações e sua degradação;
Ø
O
ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre;
Ø
Balanços
energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra.
Ø
As
necessidades energéticas como problema da degradação da energia.
3º
BIMESTRE
Som:
fontes, características físicas e usos
Ø
Diferenças
físicas entre ruídos, sons harmônicos e timbre e suas fontes de produção;
Ø
Caracterização
física de ondas mecânicas, por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de
onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância;
Ø
Problemas
do cotidiano que envolvem conhecimentos
de propriedades de sons;
Ø
Elementos
que compõem o sistema de audição humana, os limites de conforto e a relação com
os problemas causados por poluição sonora.
Luz:
fontes e características físicas
Ø
Processos
de formação de imagem e as propriedades da luz, como a da propagação retilínea,
da reflexão e da refração;
Ø
Sistemas
que servem para melhorar e ampliar a visão: óculos, lupas, telescópios,
microscópios etc.
4º
BIMESTRE
Luz
e cor
Ø
As
diferenças entre cor luz e cor pigmento;
Ø
A
luz branca como luz composta policromática;
Ø
As
três cores primárias (vermelho, verde e azul) no sistema de percepção de cores
no olho humano e em equipamentos;
Ø
O
uso adequado de fontes de iluminação em ambientes do cotidiano.
Ondas
eletromagnéticas
Ø
O
modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na
natureza;
Ø
Emissão
e absorção de diferentes cores de luz;
Ø
Evolução
histórica dos modelos de representação da luz (luz como ondas
eletromagnéticas).
Transmissões
eletromagnéticas
Ø
Produção,
propagação e detecção das ondas eletromagnéticas;
Ø
Princípio
de funcionamento dos principais equipamentos de comunicação com base na
propagação de ondas eletromagnéticas (rádio, telefonia celular, fibras
ópticas);
Ø
Evolução
histórica dos meios e da velocidade de transmissão de informação e seus
impactos sociais, econômicos ou culturais.
1ª aula: Foram solicitadas a feitura de quatro atividades em grupo:
1ª Liste vinte termos, processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou com temperatura.
2ª Quais características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos (algo que esquenta ou esfria)
3ª Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos quais exista alguma relação com calor e temperatura
4ª Use os elementos de sua lista e classifique-os em:
a) Substâncias e materiais
b) Processos e fenômenos
c) Máquinas, aparelhos e sistemas naturais
2ª aula: Definimos o que é calor e temperatura
Calor é a energia em trânsito que flui de uma parte para outra em um sistema, ou de um sistema para outro, em virtude da diferença de temperatura. Em outras palavras, é a energia que passa de um corpo com maior temperatura para outro corpo com temperatura menor
Temperatura é a medida da energia cinética (energia de movimento) molecular média de um corpo, ou seja, medida da agitação média das moléculas de um corpo.
A Físcia Térmica estuda o calor, a temperatura, a dilação térmica, ou seja, fenômenos, conceitos, sistemas e processos relacionados com o calor
Para maiores informações clique no link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário