domingo, 9 de fevereiro de 2014

REVISITANDO AS AULAS DE MATEMÁTICA 2º EM A,B,C e D 1ª SEMANA 27/01/14 A 31/01/14

Nesta primeira semana fizemos a apresentação do conteúdo programático e uma revisão sobre "Trigonometria no Triângulo Retângulo"

 1º BIMESTRE
Ø  Trigonometria no triângulo retângulo
Ø  Trigonometria num triângulo qualquer
Ø  Arcos de circunferência
Ø  Unidades de medidas de arco
Ø  Circunferência trigonométrica
Ø  Arcos côngruos
Ø  Primeira determinação positiva de um arco de circunferência
Ø  Função seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante
Ø  Propriedades das funções seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante
Ø  Redução de arcos ao primeiro quadrante
Ø  Relações trigonométricas;
Ø  Identidades trigonométricas
Ø  Equações e inequações trigonométricas

2º BIMESTRE
Ø  Matrizes
Ø  Classificação das matrizes
Ø  Tipo de matrizes
Ø  Operações com matrizes
Ø  Determinantes
Ø  Regras de Sarrus, Laplace e Chió
Ø  Sistemas Lineares
Ø  Escalonamento de sistemas lineares
Ø  Regra de Cramer
Ø  Discussão de sistemas lineares

 3º BIMESTRE
Ø  Fatorial
Ø  Números Binomiais
Ø  Relação de Stifel
Ø  Triângulo de Pascal
Ø  Binômio de Newton
Ø  Análise combinatória
Ø  Princípio multiplicativo
Ø  Arranjo, permutação e combinação
Ø  Probabilidade
Ø  Probabilidade condicional
Ø  O método binomial

4º BIMESTRE
Ø  Sólidos Geométricos
Ø  Planificação dos sólidos geométricos
Ø  Área de prismas e pirâmides
Ø  Volume de prismas e pirâmides
Ø  Diagonal do paralelepípedo
Ø  Área dos corpos redondos
Ø  Volume dos corpos redondos

TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

O triângulo é a figura mais simples e uma das mais importantes da Geometria, ele é objeto de estudos desde os povos antigos. O triângulo possui propriedades e definições de acordo com o tamanho de seus lados e medida dos ângulos internos. Quanto aos lados, o triângulo pode ser classificado da seguinte forma:

Equilátero: possui os lados com medidas iguais.
Isósceles: possui dois lados com medidas iguais.
Escaleno: possui todos os lados com medidas diferentes. 


Quanto aos ângulos, os triângulos podem ser denominados:

Acutângulo: possui os ângulos internos com medidas menores que 90º
Obtusângulo: possui um dos ângulos com medida maior que 90º.
Retângulo: possui um ângulo com medida de 90º, chamado ângulo reto. 


No triângulo retângulo existem algumas importantes relações, uma delas é o Teorema de Pitágoras, que diz o seguinte: “A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”. Essa relação é muito importante na geometria, atende inúmeras situações envolvendo medidas.

As relações trigonométricas existentes no triângulo retângulo admitem três casos: seno, cosseno e tangente.
Vamos determinar as relações de acordo com o triângulo BAC com lados medindo a, b e c.


sen B  = b/a
cos B = c/a
tg B = b/c
cotg B = c/b
sec B = a/c
cossec B = a/b

sen C = c/a
cos C = b/a
tg C = c/b
cotg C = b/c
sec C = a/b
cossec C= a/c
A trigonometria possui diversas aplicações no cotidiano, abrange áreas relacionadas à Astronomia, Física, Geometria, Navegação entre outras.

Sugestões de links para aprofundamento.



Uma importante relação existente na Trigonometria foi elaborada por Pitágoras, com base no triângulo retângulo (triângulo com catetos formando um ângulo reto). Veja a relação que ficou conhecida como “Teorema de Pitágoras”:
AB = cateto
AC = cateto
BC = hipotenusa

med(AB)² + med(AC)² = med(BC)² 

No círculo trigonométrico, o eixo horizontal é representado pelo seno e o eixo vertical, pelo cosseno. A determinarmos um ponto qualquer sobre a extremidade do círculo, temos sua projeção no eixo dos senos e dos cossenos. Ao traçarmos um segmento de reta do eixo das origens do círculo até o ponto determinado, formamos um ângulo Ө, como mostram os esquemas a seguir:
Com base no triângulo retângulo formado, vamos aplicar os fundamentos do teorema de Pitágoras:



sen² Ө + cos² Ө = 1 


Aplicação da relação fundamental

Exemplo 1: 
Considerando que , com  , determine cos x.



Exemplo 2:

Considerando que  , com  , determine sen x.






REVISITANDO AS AULAS DE FÍSICA 2º EMB - 1ª SEMANA 27/01/14 A 31/01/14

Em nossa primeira aula, comentamos sobre o conteúdo programático que seria trabalhado durante este ano.


1º BIMESTRE
Fenomenologia: calor, temperatura e fontes
Ø  Fenômenos, fontes e sistemas que envolvem a troca de calor no cotidiano;
Ø  Formas de controle de temperatura realizadas no cotidiano;
Ø  Estimativas e medidas de temperatura, escolhendo equipamentos e procedimentos adequados para isso;
Ø  Procedimentos adequados para medição do calor.
Trocas de calor e propriedades térmicas da matéria
Ø  Propriedades térmicas dos materiais (dilatação/contração; condução e armazenamento de calor; calor específico e capacidade térmica) envolvidos em sistemas ou processos térmicos do cotidiano;
Ø  Quantificação do calor envolvido em processos termodinâmicos reais;
Ø  Diferentes processos de trocas de calor (condução, convecção e irradiação) e identificação dos seus respectivos modelos explicativos (calor como processo e calor como radiação térmica).
 Aquecimento e clima
Ø  Ciclos de calor no sistema terrestre (clima, fenômenos atmosféricos e efeito estufa);
Ø  Avaliação científica das hipóteses sobre aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais.

 2º BIMESTRE

Calor como energia
Ø  Processo histórico da unificação entre  calor e trabalho mecânico e o Princípio de Conservação da Energia;
Ø  A conservação da energia em sistemas físicos (como por exemplo, nas trocas de calor com mudança de estado físico, nas máquinas mecânicas e a vapor).
Máquinas térmicas
Ø  Caracterização do funcionamento das máquinas térmicas em termos de ciclos fechados;
Ø  Calculo da potência e do rendimento de máquinas térmicas reais;
Ø  Impactos sociais e econômicos das máquinas térmicas no processo histórico de desenvolvimento da sociedade (revolução industrial).
Entropia e degradação da energia
Ø  Fontes de energia na Terra, suas transformações e sua degradação;
Ø  O ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre;
Ø  Balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra.
Ø  As necessidades energéticas como problema da degradação da energia.

3º BIMESTRE

Som: fontes, características físicas e usos
Ø  Diferenças físicas entre ruídos, sons harmônicos e timbre e suas fontes de produção;
Ø  Caracterização física de ondas mecânicas, por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação e ressonância;
Ø  Problemas do cotidiano que envolvem  conhecimentos de propriedades de sons;
Ø  Elementos que compõem o sistema de audição humana, os limites de conforto e a relação com os problemas causados por poluição sonora.
Luz: fontes e características físicas
Ø  Processos de formação de imagem e as propriedades da luz, como a da propagação retilínea, da reflexão e da refração;
Ø  Sistemas que servem para melhorar e ampliar a visão: óculos, lupas, telescópios, microscópios etc.

4º BIMESTRE
Luz e cor
Ø  As diferenças entre cor luz e cor pigmento;
Ø  A luz branca como luz composta policromática;
Ø  As três cores primárias (vermelho, verde e azul) no sistema de percepção de cores no olho humano e em equipamentos;
Ø  O uso adequado de fontes de iluminação em ambientes do cotidiano.

 Ondas eletromagnéticas
Ø  O modelo eletromagnético da luz como uma representação possível das cores na natureza;
Ø  Emissão e absorção de diferentes cores de luz;
Ø  Evolução histórica dos modelos de representação da luz (luz como ondas eletromagnéticas).
Transmissões eletromagnéticas
Ø  Produção, propagação e detecção das ondas eletromagnéticas;
Ø  Princípio de funcionamento dos principais equipamentos de comunicação com base na propagação de ondas eletromagnéticas (rádio, telefonia celular, fibras ópticas);
Ø  Evolução histórica dos meios e da velocidade de transmissão de informação e seus impactos sociais, econômicos ou culturais. 

1ª aula: Foram solicitadas a feitura de quatro atividades em  grupo:

1ª Liste vinte termos, processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou com temperatura.
2ª Quais características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos (algo que esquenta ou esfria)
3ª Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos quais exista alguma relação com calor e temperatura
4ª Use os elementos de sua lista e classifique-os em:
a) Substâncias e materiais
b) Processos e fenômenos
c) Máquinas, aparelhos e sistemas naturais

2ª aula: Definimos o que é calor e temperatura
Calor é a energia em trânsito que flui de uma parte para outra em um sistema, ou de um sistema para outro, em virtude da diferença de temperatura. Em outras palavras, é a energia que passa de um corpo com maior temperatura para outro corpo com temperatura menor
Temperatura é a medida da energia cinética (energia de movimento) molecular média de um corpo, ou seja, medida da agitação média das moléculas de um corpo.
A Físcia Térmica estuda o calor, a temperatura, a dilação térmica, ou seja, fenômenos, conceitos, sistemas e processos relacionados com o calor




Para maiores informações clique no link: 






BOAS VINDAS 2014

Queridos alunos,
Neste ano de 2014, estou reativando o meu blog para que vocês possam se manter informados de todas as atividades que ocorrerão durante o ano: tarefas, trabalhos, avaliações, etc.
Semanalmente colocarei uma síntese de tudo o que foi trabalhado durante a semana, além de alguns links onde vocês poderão aprofundar seus conhecimentos.
Quando faltarem em alguma aula durante a semana basta consultar o blog e vocês se manterão sempre atualizados.
Sejam muito bem-vindos ao ano letivo de 2014!


Deus
Passei tanto tempo te procurando
Não sabia onde estavas
Olhava para o infinito e não te via
E pensava comigo mesmo: Será que Tu existes mesmo?
Não me contentava e prosseguia...
Tentava te encontrar nas religiões. Tu também não estavas
Busquei-Te através de sacerdotes e pastores. Também não te encontrei.
Senti-me só, vazio, desesperado e descri...
E na descrença te ofendi.
E na ofensa tropecei. E no tropeço caí.
E na queda senti-me fraco. E fraco procurei socorro.
No socorro encontrei amigos. Nos amigos encontrei carinho.
No carinho eu vi nascer o amor. Com amor, eu vi um mundo novo,
E no mundo resolvi viver.
O que recebi, resolvi doar
Doando alguma coisa, muito recebi
E recebendo, senti-me feliz
E ao aos ser feliz, encontrei a paz
E tendo a paz foi que enxerguei. Que dentro de mim é que Tu estavas.

Queridos alunos, que esta felicidade total do encontro com Deus sirva de mola propulsora para a busca de todas as suas realizações neste novo ano letivo que se inicia. Sejam bem-vindos!
Prof. Narita

quinta-feira, 18 de abril de 2013

"O DIABO DOS NÚMEROS" - HANS MAGNUS ENZENSBERGER


Queridos alunos, a partir do 2º bimestre os grupos serão refeitos. Vocês deverão formar grupos de no mínimo quatro e no máximo seis pessoas. Escolham um líder e postem no face ou me entreguem em sala de aula a composição do grupo. Escolham pessoas que tenham interesses e compromissos afins e morem perto a fim de evitar problemas na hora de se reunirem. As atividades ficarão postadas no face, no blog carlosnarita.blogspot.com e uma cópia no mural da sala de aula.
As atividades a serem desenvolvidas no 2º bimestre sobre o livro "O DIABO DOS NÚMEROS" de HANS MAGNUS ENZENSBERGER são as seguintes:

ATIVIDADES DE LEITURA: A leitura do livro “O diabo dos números" de Hans Magnus Enzenberger deve ser concluída até 17 de maio. Valor das 10 atividades: 2,0 pontos. Obrigatoriamente, todas as tarefas deverão ser cumpridas. Se por acaso alguma atividade não atingir os objetivos propostos, os professores mandarão refazer com base nos objetivos propostos.

1ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 04/05/13)
Criar um blog para postar todas as atividades relacionadas às atividades de leitura do romance em questão. Crie um nome criativo e original para esse espaço, apresente os participantes do grupo com todos os seus dados, objetivos do blog e publique o endereço virtual para que todos possam visitá-los e deixar comentários. Em seguida crie uma capa digital que acompanhará dados informativos de qualquer capa de livro.

2ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 11/05/13)
Criar um glossário, com no mínimo 30 palavras em ordem alfabética, no qual se registre palavras e expressões relacionadas à área de Matemática.

3ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 18/05/13)
A atividade consiste em registrar em vídeo caseiro, de no mínimo de 10 minutos, as primeiras impressões sobre a obra lida de Hans Magnus Enzenberger. O vídeo deve começar com a apresentação do grupo: cada participante deve dizer quem é, sua opinião sobre a disciplina de Matemática (se aprecia ou não, se já leu ou não algum livro paradidático relacionado com Matemática, se tem dificuldades ou facilidades em Matemática e sugestões de como deveria ser o ensino de Matemática). Este vídeo deverá fazer parte do blog criado pelo grupo.

4ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 25/05/13)
Criação, pela equipe, de uma paródia do livro, usando uma música popular brasileira. Não se esqueçam de postar juntamente, a música original. O grupo deve cantar a música, fazer a filmagem e postar no blog.

5ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 02/06/13)
Vídeo do capítulo Exemplo: Cada grupo deverá dramatizar um capítulo do livro, o qual será sorteado pelo professor na sala de aula. Na montagem da dramatização os atores devem se caracterizar com o vestuário próprio (Robert tem que estar de pijama, descalço; o diabo com um tridente e roupas vermelhas). O cenário também é importante (quarto, cama, etc).
Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=qlD6q5wbMGM

6ª TAREFA (Data de entrega: até às 23h59min do dia 09/06/13)
Entrevista com 3 leitores que já tenham lido o livro, mas, antes, prepare as perguntas e o material a ser usado no tal evento, no caso, filmadora, celular ou máquina fotográfica. Acredito que deva ser mais ou menos de 5 a 6 perguntas (envie, antes, para o professor certificar se são convenientes com a obra).

7ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 16/06/13)
Escolher um conteúdo que tenha aprendido na oitava série ou em séries anteriores (que não tenha sido mencionado no livro), criar uma história baseada na metodologia utilizada pelo livro em questão e apresenta-la em um vídeo.
Veja alguns exemplos
http://www.youtube.com/watch?v=-1kK9Mror3E.,http://www.youtube.com/watch?v=Y48S8uPK2VM&list=UUbmr7ToNzQdCqxGILGwd6cQ&index=3
Perceba que este conteúdo não é mencionado no livro. Os alunos elaboraram a história baseada resolução de problemas utilizando a teoria dos conjuntos e os diagramas de Venn-Euler. Este conteúdo vocês estudaram na Situação de Aprendizagem 1, caderno 1 da 8ª série

8ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 16/06/13)
Escolha um dos temas matemáticos abordados no livro, faça uma pesquisa e contextualize mostrando sua aplicabilidade no dia-a-dia. (Números triangulares, primos, quadrados perfeitos, de Fibonaci, Triângulo de Pascal, etc).

9ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 23/06/13)
a) QUIZ MATEMÁTICO: Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral. Existem vários tipos de quiz. Um deles é aquele que é destinado principalmente a uma única pessoa, e existem aqueles que são destinados a um grupo de pessoas, por exemplo, amigos da escola, do facebook.
As perguntas são as mais variadas possíveis e atendendo aos mais variados interesses, como por exemplo, perguntando sobre a cor preferida, o time do coração, a marca mais utilizada,etc.
Os quiz destinados para um uma única pessoa, podem ser de exercícios lógicos ilustrados, utilizando enigmas, para trabalhar as duas partes do cérebro.
Há muitos quiz de testes de português, testes de matemática, para testar os conhecimentos sobre o assunto, exercícios de lógica, para testar o raciocínio lógico de várias maneiras diferentes.
Elabore um quiz de 10 perguntas com 4 alternativas abrangendo os conteúdos mencionados no livro em questão. Não se esqueçam de, ao final colocar as respostas.

10ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 23/06/13)
Produção de uma resenha sobre o livro em questão.
O medo da Matemática, que às vezes, toma conta de todos nós assim que pomos o pé na escola pela primeira vez, é destruído por Teplotaxl (o diabo dos números) o qual afirma que Matemática não é só para gênios.
Matemática? Aquela montanha de números sem sentido? Aquele monte de cálculos que não servem para calcular nada? São questionamentos feitos por estudantes por aí a fora. Teplotax com seus malabarismos faz com que os números deixem de ser malditos.
Após a leitura do livro, produza uma RESENHA em que o aluno deve defender um ponto de vista com argumentos a favor de desmistificar que, realmente, a Matemática não é um bicho-de-sete-cabeças e que ela existe para favorecer o Homem e não como uma disciplina excludente, ou melhor, uma ciência que poucos têm privilégio de dominá-la em prol de entender e intervir na sociedade na qual se está inserido.

APENAS UMA BREVE ORIENTAÇÃO: Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.
Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo – devem ser seguidos os seguintes passos:
- Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema.
- Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as idéias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela.
- Selecionar dentre as ideias principais, uma que será destacada, e até aprofundada (no caso das resenhas críticas).
- Emitir um julgamento de verdade (resenha descritiva) ou de valor (resenha crítica), sendo necessária a fundamentação no caso da resenha crítica.
- Elaborar a resenha a partir dos passos anteriores, sendo que a organização do texto fica a critério do autor. A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra (vida e outras obras). Ao fim da resenha, o autor da mesma deve se identificar.


terça-feira, 5 de março de 2013

O HOMEM QUE CALCULAVA - MALBA TAHAN

Queridos alunos, as atividades a serem desenvolvidas no 1º bimestre sobre o livro "O HOMEM QUE CALCULAVA" de MALBA TAHAN, são as seguintes: 

ATIVIDADES DE LEITURA: A leitura do livro “O homem que calculava" de Malba Tahan deve ser concluída até 28 de fevereiro. Na próxima aula serão montados os grupos. Valor das 10 atividades: 2,0 pontos. Obrigatoriamente, todas as tarefas deverão ser cumpridas. Se por acaso alguma atividade não atingir os objetivos propostos, os professores mandarão refazer com base nos objetivos propostos.

1ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 02/03/13)
Criar um blog para postar todas as atividades relacionadas às atividades de leitura do romance em questão. Crie um nome criativo e original para esse espaço, apresente os participantes do grupo com todos os seus dados, objetivos do blog e publique o endereço virtual para que todos possam visitá-los e deixar comentários. Em seguida crie uma capa digital que acompanhará dados informativos de qualquer capa de livro. 
Exemplo: http://livro-ohqc.blogspot.com.br/

2ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 09/03/13)
Criar um glossário, com no mínimo 30 palavras em ordem alfabética, no qual se registre palavras e expressões relacionadas à área de Matemática.

3ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 16/03/13)
A atividade consiste em registrar em vídeo caseiro, de no mínimo de 10 minutos, as primeiras impressões sobre a obra lida de Malba Tahan. O vídeo deve começar com a apresentação do grupo: cada participante deve dizer quem é, sua opinião sobre a disciplina de Matemática (se aprecia ou não, se já leu ou não algum livro paradidático relacionado com Matemática, se tem dificuldades ou facilidades em Matemática e sugestões de como deveria ser o ensino de Matemática). Este vídeo deverá fazer parte do blog criado pelo grupo. 

4ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 23/03/13)
Criação, pela equipe, de uma paródia do livro, usando uma música popular brasileira. Não se esqueçam de postar juntamente, a música original. O grupo deve cantar a música, fazer a filmagem e postar no blog. 

5ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 30/03/13)
Vídeo do capítulo Exemplo: http://livro-ohqc.blogspot.com.br/2012/10/capitulo-iv-em-video.html Cada grupo deverá dramatizar um capítulo do livro, o qual será sorteado pelo professor na sala de aula. Na montagem da dramatização os atores devem se caracterizar com o vestuário próprio do local onde se passa a história. O cenário também é importante.

6ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 06/04/13) 
Entrevista com 3 leitores que já tenham lido o livro, mas, antes, prepare as perguntas e o material a ser usado no tal evento, no caso, filmadora, celular ou máquina fotográfica. Acredito que deva ser mais ou menos de 5 a 6 perguntas (envie, antes, para o professor certificar se são convenientes com a obra). Exemplo: 
http://www.youtube.com/watch?v=I3if56m1N4o&feature=plcp

7ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 13/03/13).
No capítulo 7, Beremiz se interessou por um elegante e harmonioso turbante azul claro que um sírio, meio corcunda, oferecia por 4 dinares. Havia um letreiro, em letras vistosas, que dizia: “Os quatro, quatros!”
Utilizando quatro quatros, Beremiz forma números até 10. 
0 = 44 – 44
1 = 44 : 44
2 = (4 : 4) + (4 : 4)
3 = (4 + 4 + 4) : 4
E assim por diante
Cada grupo deverá formar mais 5 números: do 11 ao 15, 16 ao 20, 21 ao 25 etc)

8ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 13/03/13).
Escolha dois problemas no livro "O Homem que Calculava”, elabore o enunciado da situação-problema e faça a resolução dos mesmos passo-a-passo. Quando postarem no blog a situação, crie um mecanismo para que, a resposta só possa ser visualizada se a pessoa responder a alguns desafios matemáticos simples. Pesquise na internet (google): 
a) 3 outros tipos de problemas de lógica matemática. Os problemas devem ser nesse mesmo estilo e com respostas. Para se ter acesso às respostas a orientação deve ser a mesma da tarefa anterior; 
b) 3 problemas sobre paradoxo 
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".
Exemplos:
1. “Quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?”
Se eu disser que é o ovo. Alguém contradiz dizendo: De onde que vem o ovo?
Se eu disser que foi a galinha. Alguém contradiz dizendo: De onde vem a galinha?

9ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 20/04/13)
a) QUIZ MATEMÁTICO: Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral.
Existem vários tipos de quiz. Um deles é aquele que é destinado principalmente a uma única pessoa, e existem aqueles que são destinados a um grupo de pessoas, por exemplo, amigos da escola, do facebook.
As perguntas são as mais variadas possíveis e atendendo aos mais variados interesses, como por exemplo, perguntando sobre a cor preferida, o time do coração, a marca mais utilizada,etc.
Os quiz destinados para um uma única pessoa, podem ser de exercícios lógicos ilustrados, utilizando enigmas, para trabalhar as duas partes do cérebro.
Há muitos quis de testes de português, testes de matemática, para testar os conhecimentos sobre o assunto, exercícios de lógica, para testar o raciocínio lógico de várias maneiras diferentes.
Elabore um quiz de 10 perguntas com 4 alternativas abrangendo os conteúdos aprendidos durante o ano. Exemplos: Trigonometria, Matrizes, Análise combinatória, Probabilidade, etc. Não se esqueçam de, ao final colocar as respostas, de tal forma que só possam ser visualizadas se a pessoas responder a todas as perguntas.
b) JOGO MATEMÁTICO Crie um jogo matemático que possa ser jogado on line. Caso você não tenha conhecimentos matemáticos suficiente de informática para isso, pesquise no google e poste no blog o jogo. Caso não seja possível, poste o link para que, as pessoas que acessem o blog possam entrar diretamente nesses jogos
Exemplo: http://rachacuca.com.br/jogos/killer-sudoku/
O Killer Sudoku é uma combinação do Sudoku com o Kakuro. Assim, existem áreas demarcadas onde não pode haver números repetidos e que a soma deles deve dar o valor indicado.

10ª TAREFA: (Data de entrega: até às 23h59min do dia 27/04/13) 
Assista o filme ‘O HOMEM QUE COPIAVA” do diretor JORGE FURTADO. 
https://www.youtube.com/watch?v=AbhmQdklrQU
Produção de uma resenha sobre o livro e o filme em questão. 
Após a leitura do livro de Malba Tahan, "O homem que calculava" e assistir ao filme do diretor Jorge Furtado, "O homem que copiava", desenvolva a atividade proposta a seguir. Na obra literária “O HOMEM QUE CALCULAVA” de MALBA TAHAN e no filme “O HOMEM QUE COPIAVA” do diretor JORGE FURTADO observa-se a existência do recurso de intertextualidade (“uma obra "conversa" com a outra"), já que em ambos, os protagonistas Beremiz (o homem que calculava) e André (o homem que copiava), tinham objetivos comuns: progredirem na vida e conquistarem a mulher amada, e para tal, cada um deles se utilizava das habilidades que possuíam: Beremiz, o conhecimento matemático e André, o conhecimento em tirar cópias. Tanto ao homem que calculava foi dado oportunidades para que desenvolvesse essas habilidades e conseguisse a oportunidade de crescimento profissional e/ou de ascensão na sociedade, como também ao homem que copiava; no entanto, nesse caso, conseguida por outros méritos. Diante dessa situação, vendo que não progredia, André, personagem protagonista do filme, utiliza de seus conhecimentos para falsificar dinheiro e conseguir atrair a mulher amada e obter ascensão na vida; por isso pode ser considerado um anti-herói (herói às avessas).
Com base nas afirmações acima, produza uma resenha em que se discuta o seguinte ponto de vista com argumentos:
É lícito utilizar o valor do conhecimento, independente da forma como será utilizado, para se conseguir tudo o que objetivamos na vida?
APENAS UMA BREVE ORIENTAÇÃO: 
Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.
Antes da produção da resenha de um livro – por exemplo – devem ser seguidos os seguintes passos:

- Leitura e reflexão sobre o texto do qual será feito a resenha, sendo que muitas vezes são necessárias leituras complementares para um melhor entendimento do tema.
- Resumo da obra, no qual deverão ficar clara as ideias principais do autor. Este resumo será a base para a resenha, mas não ela.
- Selecionar dentre as ideias principais, uma que será destacada, e até aprofundada (no caso das resenhas críticas).
- Emitir um julgamento de verdade (resenha descritiva) ou de valor (resenha crítica), sendo necessária a fundamentação no caso da resenha crítica.
- Elaborar a resenha a partir dos passos anteriores, sendo que a organização do texto fica a critério do autor. A resenha deve conter, ainda, uma brevíssima identificação do autor da obra (vida e outras obras). Ao fim da resenha, o autor da mesma deve se identificar.

sábado, 17 de março de 2012

TAREFA PARA AS 8ª SÉRIES A, B, C, D e E

Responda com base no texto "A pequena grande ciência":

1. O texto fala em “difusão do açúcar na água”. Explique.

2. Um nanômetro equivale a que parte do metro?

3. Qual é o comprimento das pernas de Michael Jordan?

4. O texto, em tom bem humorado, fala em “pensar pequeno”. Explique o fato relacionado com essa expressão.

5. A nanotecnologia é uma ciência ou uma tecnologia?

6. O que significa “engenheiro da meso-escala”?

7. Por que os cientistas são obrigados a fazer muita propaganda de suas pesquisas?

8. Os maiores recursos do orçamento para pesquisas são direcionados para algumas categorias. Quais são elas?

9. Quantos milhões de dólares se espera que sejam aplicados na pesquisa em nano tecnologia no ano fiscal de 2002?

10. Qual foi o percentual de aumento de centros de pesquisa em nanotecnologia nos últimos dois anos nas universidades americanas?

11. Qual foi o percentual de aumento dos investimentos estrangeiros (com relação aos EUA) nos últimos 5 anos?

12. Que espécie de visões a nanotecnologia provoca nos futurólogos?

13. Que tipos de gráficos são apresentados no artigo anterior?

14. O gráfico 1 se refere a quê?

15. Em 1999, qual era a diferença entre os investimentos pelos governos estrangeiros e o americano, em milhões de dólares, para nanotecnologia? E em 2001?

16. No que se refere aos investimentos americanos, quando ocorreu o maior salto (maior inclinação do gráfico?

17. A análise do gráfico 1 sugere uma certa tendência para os investimentos governamentais em nanotecnologia. Que tendência é essa? Você acha que ela vai se manter?

18. Que tipo de informação se obtém pela análise do gráfico 2?

19. Qual dos ramos de investigação tem merecido maior investimento do governo, a partir de 1975?

20. Você acha que o interesse pela nanotecnologia pode mudar a tendência mostrada no gráfico 2?

21. Em milhões de dólares,quanto foi investido nas três disciplinas no ano de 2000? O total aplicado em nanotecnologia nesse ano representa que percentual de aplicação governamental em pesquisas naquelas áreas?

22. Na sua opinião, o que deverá ocorrer com esse percentual?

23. Localize, no gráfico 2, o período de maior variação de investimentos.

24. Explique o significado das expressões “dólares atuais” e “dólares constantes”, que aparecem nos eixos verticais dos gráficos apresentados.

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